Diante a eminente demanda do setor florestal ligado ao manejo madeireiro quanto a uma identificação rigorosa e confiável das árvores manejadas na Amazônia e uma carência de ferramentas que auxiliem nesse processo de identificação, o RIPA, juntamente com seus parceiros tem como uma de suas missões a produção, o desenvolvimento e a disponibilização de guias e manuais de identificação de espécies úteis da Amazônia.
Buscando assim melhorar o processo de identificação dos inventários em campo, reduzindo assim os impactos da atividade florestal sobre os recursos naturais, promovendo com isso o desenvolvimento sustentável.
Nessa seção apresentamos os guias e manuais de identificação de plantas elaborados pelo RIPA, dando foco principalmente para as espécies de potencial madeireiro e que são exploradas pelo manejo florestal "sustentável”.
Vale ressaltar que este é um trabalho contínuo e continuamos trabalhando para aprimorar e expandir cada vez mais essa ferramenta tão útil e necessária para melhores práticas no uso dos recursos florestais.