O Projeto Flora de Rondônia (PROFLOR) foi iniciado pelo herbário RON da Universidade Federal de Rondônia em 2013, em parceria com o New York Botanical Garden (NYBG).
De uma visão macro, é uma expansão natural e lógica do projeto Florística e Botânica Econômica do Acre, do convênio NYBG-UFAC, abrangendo mais uma grande proporção da região Sudoeste da Amazônia.
O PROFLOR visa documentar a flora do Estado, informatizar dados florísticos, aumentar o acervo do herbário RON, caracterizar as fitofisionomias da região, assessorar o manejo sustentável dos seus recursos florestais, capacitar novas gerações de botânicos amazônicos e usar conhecimento da flora como alavanca para promover a conservação da sua biodiversidade.
Até o ano 2020, o PROFLOR realizou 9 excursões botânicas no Estado, acrescentando o acervo do RON por 6000 exsicatas, alcançando um total para o Estado de aprox. 43.800 coleções DESDE AS PRIMEIRAS EXSICATAS COLETADAS EM [ANO] e o checklist da flora alcançando 5.700 espécies até o ano 2021.
O PROJETO FLORA DE RONDÔNIA ESTÁ NA FASE DE LIMPEZA DE DADOS PARA O CATÁLOGO DA FLORA E ELABORAÇÃO DE CAPÍTULOS ANALÍTICOS.
Os integrantes do PROFLOR estão participando nas atividades do projeto colaborativo atualmente chamado Traditional Communities as Central Partners in the Conservation and Sustainable Management of Amazon Forests.
Confira o vídeo sobre o Projeto da Flora de Rondônia