Diretor do Projeto, Dr. Douglas Daly participa de todos os aspectos do projeto sendo responsável pela supervisão geral. Ele tem sido o principal negociador com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para a elaboração do primeiro Ato de Cooperação Técnica com o NYBG (2015-2019) e a sua revisão e renovação, em andamento.
Dr. Daly também é Curador de Botânica Amazônica, no New York Botanical Garden, e pesquisador na botânica sistemática, especialista da família Burseraceae, com 40 anos de experiência estudando a flora da Amazônia, com enfoque principal no papel da sistemática no manejo e conservação florestal.
Coordenador do Projeto, o ecólogo Dr. Flávio Obermüller, tem diversas atribuições nos projetos que compõem o RIPA.
Sua atuação no RIPA envolve: escrever novas propostas de apoio e apresentar relatórios aos doadores, representar os projetos em reuniões, participar no desenvolvimento das ferramentas de identificação de plantas da Amazônia e negociar os acordos de colaboração técnica que envolvem os projetos.
Integrante do Projeto, Edilson de Oliveira iniciou a sua atuação profissional em 1995, como parataxonomista.
Ele tem sido co-instrutor em aproximadamente 25 cursos de treinamento. Além de quase todo o Estado do Acre, Edilson já atuou nos estados de Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e no exterior trabalhou na Bolívia.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, realização e/ou coordenação das identificações preliminares no campo e nos tree-blitz (workshops de identificação para o Serviço Florestal).
Integrante do Projeto, a botânica M.Sc. Paula Leitman, possui experiência dentro da área de Botânica, em sistemática e florística, e digitalização de coleções biológicas.
Sua atuação no RIPA envolve: solicitar aos especialistas e buscar na Internet por trabalhos que ajudem na identificação de plantas da Amazônia, bem como mapear e capturar metadados para toda a produção selecionada a fim de disponibilizá-la no repositório de dados do projeto.
Integrante do Projeto, M.Sc. Natália Oliveira é analista de TI, doutoranda no PPGI/UFRJ e possui experiência na sistematização e integração de dados sobre biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Sua atuação no RIPA envolve: suporte tecnológico ao projeto, desenvolvimento do conceito e da estruturação da plataforma RIPA, gestão de todo o conteúdo digital e seus respectivos metadados e apoio técnico ao repositório de dados do projeto.
Integrante do projeto, Dra. Rafaela Forzza é pesquisadora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pesquisadora associada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e coordenadora dos projetos: Contribuições do JBRJ para a implementação do SiBBr; Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil; Flora e Funga do Brasil e Catálogo da Vida do Brasil.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento e na coleta de flora nos arredores dos treinamentos, e coordenação dos cursos de capacitação nas coletas e documentação a flora Amazônica.
Integrante do Projeto, Dr. Ricardo Perdiz possui experiência em botânica tropical, inventários florestais na Amazônia e Mata Atlântica, sistemática e taxonomia de angiospermas (famílias Burseraceae, Caryocaraceae e Sapindaceae), chaves interativas de identificação, gestão de dados e metadados ecológicos, trabalho de laboratório (extração de DNA e preparação de bibliotecas para sequenciamento de nova geração) e bioinformática para manejo e análise de dados.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, contribuição nos conteúdos para as species pages e para as chaves interativas, testagem de softwares e chaves interativas, quantificação e caracterização de espécies para os critérios do IUCN (Lista Vermelha).
Integrante do Projeto, Dr. Antônio Lafayette é engenheiro florestal, doutor em biologia vegetal desde 2019, professor do departamento de biologia da Universidade Federal de Rondônia e curador do Herbário Rondônia.
Trabalha com florística de florestas tropicais úmidas e de savanas amazônicas (Cerrado).
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor e apoio logístico nos cursos de treinamento, com ONGs e órgãos governamentais, articulação e planejamento de cursos no Estado de Rondônia, orientação e capacitação da equipe de campo do Herbário RON.
Integrante do Projeto, Herison é professor da Universidade Federal do Oeste do Pará e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Angiospermas, Flora do Sudoeste da Amazônia, conservação, capacitação de identificadores botânicos na Amazônia Brasileira, inventários florísticos e estudos evolutivos, com ênfase na família Sapindaceae. Além disso, contribui ativamente com o Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, contribuição nos conteúdos para os Species Pages e para as chaves eletrônicas.
Integrante do Projeto, Adelciano (Cowboy) é graduado em Engenharia Florestal pela Faculdade de Rondônia e atua como parataxonomista no projeto da Flora de Rondônia desde 2018. Tem sido co-instrutor em aproximadamente 15 treinamentos para a capacitação de identificadores botânicos na Amazônia Brasileira.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, realização de identificações preliminares no campo, escalador e participação nos tree-blitz (workshops de identificação botânica).
Integrante do Projeto, M.Sc. Ingrid é mestra pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Angiospermas, com ênfase na família Annonaceae no estado de Rondônia, e auxílio na curadoria da coleção de herbário.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento, na coleta de flora, processamento e distribuição de duplicatas de coleções botânicas, orientação e capacitação da equipe do Herbário RON.
Integrante do Projeto, Késia é mestranda do Programa de Pós-graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais (PPGReN) na Universidade Federal de Rondônia, e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Samambaias e Licófitas. Atua no projeto da Flora de Rondônia desde 2018, apoiando nas atividades de campos e herbário.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento, na coleta de flora, processamento e distribuição de duplicatas de coleções botânicas, orientação e capacitação da equipe do Herbário RON.
Integrante do Projeto, M.Sc. Késid Paixão possui graduação em Ciências Biológicas e é mestre em Biodiversidade e Conservação desde 2024. Atua como técnico junto ao Herbário Rondoniense-RON.
Trabalha com florística de florestas inundadas e com restauração e recuperação de áreas florestais degradadas na Amazônia.
Sua atuação no RIPA envolve: participação nas expedições de coletas pelo projeto Flora de Rondônia.