Diretor do Projeto, Dr. Douglas Daly participa de todos os aspectos do projeto sendo responsável pela supervisão geral. Ele tem sido o principal negociador com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para a elaboração do primeiro Ato de Cooperação Técnica com o New York Botanical Garden (NYBG) (2015-2019) e a sua revisão e renovação, em andamento.
Dr. Daly também é Curador de Botânica Amazônica, no NYBG, pesquisador na botânica sistemática, especialista da família Burseraceae, com 40 anos de experiência estudando a flora da Amazônia, com enfoque principal no papel da sistemática no manejo e conservação florestal.
Coordenador do Projeto, o ecólogo Dr. Flávio Obermüller, tem diversas atribuições nos projetos que compõem o RIPA.
Sua atuação no RIPA envolve: edição de novas propostas de apoio e apresentação de relatórios aos doadores, representação dos projetos em reuniões, participação no desenvolvimento das ferramentas de identificação de plantas da Amazônia e negociação dos acordos de colaboração técnica que envolvem os projetos.
Integrante do Projeto, Edilson de Oliveira iniciou a sua atuação profissional em 1995, como parataxonomista, atuando como co-instrutor em aproximadamente 25 cursos de treinamento. Além de quase todo o Estado do Acre, Edilson já atuou também nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e no exterior trabalhou na Bolívia.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, realização e/ou coordenação das identificações preliminares no campo e nos tree-blitz (workshops de identificação para o Serviço Florestal Brasileiro).
Integrante do Projeto, a botânica M.Sc. Paula Leitman, possui experiência dentro da área de Botânica, em sistemática e florística, e digitalização de coleções biológicas.
Sua atuação no RIPA envolve: contato direto com aos especialistas botânicos, levantamento bibliográfico de trabalhos que ajudem na identificação de plantas da Amazônia, bem como mapeanto e captura de metadados para toda a produção selecionada a fim de disponibilizá-la no repositório de dados do projeto.
Integrante do Projeto, M.Sc. Natália Oliveira é analista de TI, doutoranda no PPGI/UFRJ e possui experiência na sistematização e integração de dados sobre biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Sua atuação no RIPA envolve: suporte tecnológico ao projeto, desenvolvimento do conceito e da estruturação da plataforma RIPA, gestão de todo o conteúdo digital e seus respectivos metadados e apoio técnico ao repositório de dados do projeto.
Integrante do projeto, Dra. Rafaela Forzza é pesquisadora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pesquisadora associada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento e na coleta de flora nos arredores dos treinamentos, e coordenação dos cursos de capacitação nas coletas e documentação a flora Amazônica.
Integrante do Projeto, Dr. Ricardo Perdiz possui experiência em botânica tropical, inventários florestais na Amazônia e na Mata Atlântica, sistemática e taxonomia de angiospermas (famílias Burseraceae, Caryocaraceae e Sapindaceae), chaves interativas de identificação, gestão de dados e metadados ecológicos, trabalho de laboratório (extração de DNA e preparação de bibliotecas para sequenciamento de nova geração) e bioinformática para manejo e análise de dados.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, contribuição nos conteúdos para os perfils das espécies e para as chaves interativas, testagem de softwares e chaves interativas, quantificação e caracterização de espécies para os critérios do IUCN (Lista Vermelha).
Integrante do Projeto, Dr. Antônio Lafayette é engenheiro florestal, doutor em biologia vegetal desde 2019, professor do departamento de biologia da Universidade Federal de Rondônia e curador do Herbário Rondônia.
Trabalha com florística de florestas tropicais úmidas e de savanas amazônicas (Cerrado).
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor e apoio logístico nos cursos de treinamento, com ONGs e órgãos governamentais, articulação e planejamento de cursos no Estado de Rondônia, orientação e capacitação da equipe de campo do Herbário RON.
Integrante do Projeto, Herison é professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Angiospermas, Flora do Sudoeste da Amazônia, conservação, capacitação de identificadores botânicos na Amazônia Brasileira, inventários florísticos e estudos evolutivos, com ênfase na família Sapindaceae. Além disso, contribui ativamente com o Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, contribuição nos conteúdos para os Species Pages e para as chaves eletrônicas.
Integrante do Projeto, Adelciano (Cowboy) é graduado em Engenharia Florestal pela Faculdade de Rondônia e atua como parataxonomista no projeto da Flora de Rondônia desde 2018. Tem sido co-instrutor em aproximadamente 15 treinamentos para a capacitação de identificadores botânicos na Amazônia Brasileira.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutor nos cursos de treinamento, realização de identificações preliminares no campo, escalador e participação nos tree-blitz (workshops de identificação botânica).
Integrante do Projeto, M.Sc. Ingrid é mestra pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Angiospermas, com ênfase na família Annonaceae no estado de Rondônia, e auxílio na curadoria da coleção de herbário.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento, na coleta de flora, processamento e distribuição de duplicatas de coleções botânicas, orientação e capacitação da equipe do Herbário RON.
Integrante do Projeto, Késia é mestranda do Programa de Pós-graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais (PPGReN) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e possui experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática de Samambaias e Licófitas. Atua no projeto da Flora de Rondônia desde 2018, apoiando nas atividades de campos e herbário.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como co-instrutora nos cursos de treinamento, na coleta de flora, processamento e distribuição de duplicatas de coleções botânicas, orientação e capacitação da equipe do Herbário RON.
Integrante do Projeto, M.Sc. Késid Paixão possui graduação em Ciências Biológicas e é mestre em Biodiversidade e Conservação desde 2024. Atua como técnico junto ao Herbário Rondoniense-RON.
Trabalha com florística de florestas inundadas e com restauração e recuperação de áreas florestais degradadas na Amazônia.
Sua atuação no RIPA envolve: participação nas expedições de coletas pelo projeto Flora de Rondônia.
Integrante do Projeto, M.Sc. Felipe Guimarães é biólogo, mestre em Biologia Vegetal (UFSC) e em Manejo e Conservação das Espécies no Comércio Internacional (UNIA). Atua no IBAMA desde 2003 como analista ambiental e ministra cursos de identificação anatômica de madeiras.
Sua atuação no RIPA envolve: participação como instrutor nos cursos de treinamento em identificação de madeiras, na coleta de espécies da flora, especialmente de amostras de madeiras.
Integrante do Projeto, Dr. Paulo H. Labiak é biólogo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador honorário associado do New York Botanical Garden (NYBG).
Sua atuação no RIPA envolve: a participação como co-instrutor nos cursos de treinamento do Programa Monitora, coleta e identificação de plantas nas UCs Amazônicas envolvidas no Monitora.
Integrante do Projeto, Alexandre Bahia Gontijo atua como Analista Ambiental no Serviço Florestal Brasileiro (SFB), sendo pesquisador responsável pelo setor de Anatomia e Morfologia Vegetal do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), em Brasília.
Seu trabalho atual está centrado no desenvolvimento de ferramentas e técnicas avançadas para a identificação e rastreabilidade de madeiras tropicais, uma atividade crucial para o combate ao desmatamento e ao comércio ilegal de madeira.