A busca por parceiros e a união de esforços que possibilitem a expansão e o avanço no conhecimento da flora, a melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta e a conservação da Amazônia são ações constantemente buscadas por nós. Fruto de ações conjuntas entre diferentes instituições atuantes na Amazônia, o RIPA preza pelas antigas e novas parcerias e está sempre aberto para que mais pessoas e instituições, que sonham, acreditam e agem em prol da conservação da Amazônia, se integrem nessa iniciativa.
Estuda a flora amazônica desde 1885 e abriga o maior repositório de amostras botânicas fora do Brasil.
Dois pesquisadores têm seus estudos focados na Amazônia e vários dos seus taxonomistas estudam grupos de plantas com centros de diversidade na Amazônia.
No RIPA, o NYBG ajuda na busca de recursos para executar o projeto, coordena a participação estrangeira e participa de maneira integral na elaboração do conteúdo das ferramentas do RIPA.
Criado em 1808 como um jardim de aclimatação de especiarias, o JBRJ é uma das mais importantes coleções ex-situ do país e possui em sua coleção de plantas vivas 405 exemplares da flora amazônica. A instituição conta também com o maior herbário do país (acrônimo RB), que abriga o maior acervo de plantas da Amazônia fora do Bioma, com quase 107 mil amostras de exsicatas.
No RIPA, fornece instrutores para os cursos de treinamento, além de ser o herbário sede do projeto, processando e distribuindo todas as duplicatas das coleções botânicas.Ajuda também com trâmites relacionados à coleta e exportação de material botânico e participa nos eventos do InforMata.
O SFB é responsável pelo Inventário Florestal Nacional e pelas concessões nas Florestas Nacionais (FLONAs), e assim gera grandes quantidades de material botânico que precisam ser identificados.
No RIPA, o SFB através de um Ato de Cooperação Técnica (em fase de finalização), colabora implementando e testando estratégias e ferramentas para identificação de árvores, facilitando acesso às FLONAs e providenciando apoio logístico nelas. Apoia também indicando pessoal para ser treinado e planeja criar um registro de mateiros/parataxonomistas certificados
O ICMBio é responsável pela gestão de todas as Unidades de Conservação federais do Brasil e é parceiro do RIPA através do Programa Monitora. Desde 2016, o instituto vem apoiando as atividades de campo para a implementação do protocolo avançado de plantas, colaborando, assim, para a realização de coletas nas unidades de conservação sob sua gestão.
Grande parte das expedições de coleta realizadas pela equipe do RIPA nos últimos anos contou com o apoio logístico do ICMBio, para transporte e alojamento, além de instrutores.
A UNIR é parceiro regional para o RIPA, providenciando pessoal de campo e co-instrutores para cursos de treinamento, conseguindo apoio logístico para trabalho de campo e mantendo um herbário que abriga amostras da flora regional.