O armazenamento, preservação e acesso aos dados são elementos fundamentais para o ciclo de vida de qualquer pesquisa ou projeto.
Os repositórios de dados são plataformas onlines responsáveis por coletar, armazenar, gerenciar e disponibilizar grandes conjuntos de dados de pesquisa e têm como objetivo garantir o acesso contínuo e aberto ao seu conteúdo.
Além de promover a visibilidade, disponibilidade e compartilhamento dos dados, dá crédito aos autores dos dados, e propicia a preservação digital e o reuso dos dados.
O Repositório de dados do RIPA, tem como objetivo proporcionar a toda a sociedade maior visibilidade e acesso à produção científica sobre a diversidade da flora da Amazônia, reunindo bibliografias úteis para a sua identificação, manejo e conservação.
São centenas de referências que incluem artigos, teses, dissertações, guias, manuais, dentre outros, que foram indicados por especialistas botânicos e/ou levantados pela equipe do RIPA ao longo destes anos de trabalho.
As referências estão reunidas no Dataverse, um repositório de dados construído em código aberto pela Universidade de Harvard e estão organizadas trazendo o título, os autores e o resumo das obras. Os usuários podem consultar este acervo, visualizando e/ou realizando o download de recursos, quando possível.
O Repositório de dados do RIPA encontra-se em construção
Estamos realizando testes com o ambiente de demostração do dataverse de Harvard
Acesso ao ambiente de demostração: https://demo.dataverse.org/dataverse/ripa_amazonia
Você sabe de alguma referência útil para a identificação de plantas da Amazônia que não consta em nosso repositório?
Por favor, nos indique através do formulário de contato do RIPA que ficaremos muito felizes em incluí-la em nosso acervo!