A atenção insuficiente na identificação e na biodiversidade constitui uma das facetas mais fracas nos esforços para alcançar a sustentabilidade. Um dos gargalos/motivos que levam a essa insuficiência na identificação é a escassez de recursos humanos capacitados e valorizados que sejam aptos a trabalharem com a identificação de plantas de forma rigorosa e consistente.
Acreditando que a conservação da natureza está intimamente ligada ao desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas umas das principais ações do RIPA é apoiar e promover a capacitação dos recursos humanos locais, abrindo com isso portas para que representantes das comunidades tradicionais sejam inseridos nos processos e ações de uso e manejo da floresta.
Com isso ao longo dos anos o RIPA tem promovido diversos treinamentos/capacitações, que tem como meta formar e capacitar identificadores florestais, monitores da biodiversidade e Parabotânicos, buscando com isso criar um quadro de pessoas capacitadas a trabalhar com a coleta, identificação e monitoramento de plantas ao longo de toda a bacia amazônica.
ESEC - Estação Ecológica
FLONA - Floresta Nacional
PE - Parque Estadual
RESEX - Reserva Extrativista