O Projeto Florística e Botânica Econômica do Acre (projeto Flora do Acre), surgiu em 1991 como resposta a duas necessidades distintas, a primeira o fato que o Sudoeste da Amazônia era um verdadeiro “buraco negro” para a biodiversidade e a segunda, a falta de conhecimento sobre os recursos florestais do Acre que pudesse subsidiar os intensos movimentos socio-ambientais da época que careciam opções econômicas para substituir a borracha e apoiar a viabilidade do extrativismo.
A Universidade Federal do Acre (UFAC) assinou um convênio com o New York Botanical Garden (NYBG) em 1991, e assim foi executado um levantamento sistemático da flora acreana, enfocando os municípios e bacias fluviais menos representados nas coleções botânicas. Ao mesmo tempo, o projeto assessorou ONGs, associações comunitárias e agências do governo, providenciando informações sobre recursos florestais.
Isso contribuiu dados florísticos originais para o Zoneamento Econômico-Ecológico do Estado e para fortalecer propostas para o estabelecimento de novas unidades de conservação, como o Parque Estadual do Alto Rio Acre.
Um componente chave do projeto foi a capacitação de jovens biólogos da região, onde o projeto Flora do Acre conseguiu apoiar 9 teses de mestrado e 2 de doutorado, além de 3 parataxonomistas.
Dentro do projeto Flora do Acre, em 2001 iniciou o Projeto Mobilizando Especialistas Taxonômicos, através do qual especialistas nos grupos taxonômicos mais importantes do Estado foram convidados, com todas suas despesas custeadas pelo projeto, para coletar e identificar plantas dos seus grupos e elaborar um resumo sobre a sua diversidade e o seu endemismo. Este projeto contribuiu muito para aperfeiçoar o conhecimento desses grupos no Acre.
O Primeiro Catálogo da Flora do Acre, Brasil foi resultado de quase 18 anos de colaboração. Além de catalogar quase 4.000 espécies de plantas vasculares, incluiu capítulos analíticos sobre a história botânica do Acre, fitofisionomias, estratégias para levantamentos florísticos, afinidades da flora, o uso de nomes populares e impactos do projeto na conservação da flora acreana.
O grande marco do projeto da Flora do Acre foi o Primeiro Catálogo da Flora do Acre, Brasil, publicado em 2008 e hoje disponível on-line
Dr. Douglas Daly (New York Botanical Garden)
Edilson Consuelo de Oliveira (New York Botanical Garden / Projeto Ford)
Moderador: Dr. Flávio Amorim Obermüller (New York Botanical Garden/Projeto Ford)
Prof. Dr. Lin Chau Ming (UNESP BOTUCATU)
Profª. Drª. Almecina Balbino (UFAC)
Título: 30 anos de parceria entre UNESP, UFAC e NYBG nos estudos botânicos e etnobotânicos no Acre.
Prof. Dr. Marcus V. Athaydes Liesenfeld (UFAC)
Título: Contribuição dos estudos no Vale do Juruá na ampliação do conhecimento e percepção sobre a Flora do Acre.
MSc. Herison Medeiros (USP)
Título: Na Flora do Acre tem guaraná? Desvendando esse universo pouco conhecido.
Prof. Dr. Marcos Silveira (UFAC)
Título: "Nuances da flora do Acre: novidades florísticas e aplicação de dados botânicos na conservação.