Nome científico: Hevea brasiliensis (Willd. ex A.Juss.) Müll.Arg.
Secco, R.S.; Bigio, N.C. Hevea in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB22704>. Acesso em: 27 Aug. 2025
Dê o play para saber mais sobre a Seringueira
Olá, eu sou a Seringueira, você me conhece? Vem comigo que vou te contar um pouquinho sobre mim.
Conhecida popularmente como Seringueira, para a ciência eu sou a Hevea brasiliensis, uma árvore da família Euphorbiaceae e responsável pelo principal ciclo econômico da Amazônia de onde sou natural, ocorrendo, principalmente, em terrenos argilosos e em áreas alagadas, como as várzeas.
Em 1865 há mais de 150 anos, eu fui descrita, ou seja, conhecida para a ciência pelo Alemão e naturalista J. Muller e de lá para cá eu já fui encontrada em várias partes da Floresta Amazônica. No Brasil estou presente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e minha distribuição geográfica passa pelos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso.
Esguia e de postura ereta eu posso atingir 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 33 andares e meu tronco por chegar a quase 2 metros de circunferência. Em minha casca são encontradas as estruturas secretoras que contêm látex (matéria-prima da borracha natural), chamadas de vasos laticíferos.
Minhas folhas são trifolioladas e minhas flores são pequenas e têm tonalidade amarelada ou bege. Minha reprodução é realizada a partir da polinização feita por pequenos insetos, e a dispersão das minhas sementes, eu mesmo me encarrego. Quando o fruto amadurece, ele se rompe e as sementes são arremessadas longe, e essa é uma dispersão chamada balística.
Meus frutos apresentam três dilatações chamadas cocas, por isso chamamos de frutos tricocas. Geralmente eles tem três grandes sementes ovais de coloração marrom. Entre os meses de agosto e novembro minhas flores se abrem e entre abril e maio é a época da minha frutificação.
Existem outras espécies de Hevea também conhecida popularmente como Seringueira, mas eu a Hevea brasiliensis sou a mais produtiva e a mais cultivada. De mim vem, o látex, material que é utilizado para a produção de pneus, câmaras, camisinhas, etc. Já das minhas sementes é extraído óleo para produção de verniz e tinta sendo elas também usadas para a produção de suplemento alimentar. Uma curiosidade, apesar de eu não ser avaliada quanto à ameaças, eu sou protegida por uma Lei Federal, que proíbe o corte desta árvore tão importante para a Amazônia e o mundo.